Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Escolher o Concreto Armado Para Sua Obra

Tudo Sobre Concreto!

SE PREFERIR ESCUTE NOSSO ARTIGO



O concreto armado tem esse nome por ser uma combinação entre o aço que posteriormente, é coberto por concreto. Atualmente, esta é a estrutura mais utilizada na construção civil brasileira por ser muito eficiente para sustentar a alvenaria de vedação. Neste artigo você irá entender melhor sobre as diferentes aplicações do concreto armado e diversos outros pontos que farão a diferença na hora de você escolher trabalhar com este método.


Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Escolher o Concreto Armado Para Sua Obra

Afinal, O Que é o Concreto Armado?

O concreto armado trata-se de uma estrutura feita de aço e concreto, onde as barras mantêm-se cobertas.

Essas estruturas são as responsáveis por garantir o peso de toda a construção. Por meio delas, a carga da obra é transferida para as fundações, que por sua vez, irão distribuir todo o peso pelo solo.

Desta forma, a utilização do concreto armado é muito indicada por conta de suas inúmeras vantagens.

A complementação dos matérias se dá pelos seguintes motivos: o concreto é resistente à compressão dos movimentos verticais, já as estruturas de aço possuem resistência à tração dos movimentos laterais.

Combinando as duas coisas, é quase impossível que a construção apresente algum problema e acabe desmoronando.

Para que isso não ocorra é necessária uma boa escolha de materiais e fazer todos os processos da maneira correta, garantindo perfeição e longos anos de vida útil da obra.



Concreto

Como todos já devem saber, o concreto é composto pela mistura homogênea de concreto, água, areia e brita.

E, em cada etapa da construção civil necessita de uma proporção diferente desses materiais.

A mistura do concreto pode ser feita à mão no canteiro de obras, ou poderá também ser feita por meio das betoneiras, em um processo ainda mais prático.

Para isso, é de extrema importância a contratação de bons profissionais para a sua obra. Além disso, os materiais para fazer o concreto também precisam ser de boa qualidade.

A água utilizada também precisa estar limpa, não deve conter nenhum tipo de poluente e nem sal, porque este ingrediente influi diretamente na secagem do concreto.

Como já vimos em alguns artigos anteriores, também é possível que você compre o seu concreto já pronto. E, para isso, é necessário apenas que você informe à empresa responsável apenas o volume desejado e a resistência que você necessita.

A empresa irá entregar a você o concreto já finalizado, com a proporção dos materiais realizada de acordo com as necessidades que você deseja



Aço

O aço nada mais é que uma liga feita de ferro e carbono e nunca deverá ser confundida com o ferro.

As armações deste material utilizadas na construção civil são feitas com barras de aço cortadas, dobradas e soldadas em formas de grades, colunas ou gaiolas.

Essas armações são adquiridas de acordo com o projeto da construção. Para isso, você deve entregar o projeto no local onde for contratar estes serviços, para que os profissionais montem toda a estrutura de acordo com suas necessidades.

Em casas de materiais de construção você também encontra as armações de aço já prontas em formato padrão.



Vantagens da Estruturação Utilizando Concreto Armado

Acompanhe aqui algumas das razões que tornaram o concreto armado tão popular e utilizado na construção civil:

  • O concreto armado apresenta uma grande resistência a esforços de tração e compressão;
  • Os custos de manutenção são muito baixos ou nulos;
  • Por ser muito versátil, pode ser utilizado na fundação de concreto em qualquer formato na construção;
  • O concreto armado é muito resistente a choques, fogo e vibrações;
  • Alta durabilidade;
  • São mais econômicos em relação às outras estruturas de aço;
  • É resistente a umidade;
  • Apresenta alta disponibilidade de mão-de-obra para a sua execução.


  • Tipos de Projetos que Utilizam o Concreto Armado

    As propriedades do concreto quando aliado às estruturas de aço, tornam-se ideais para quaisquer que sejam as obras. Confira conosco baixo algumas das construções que poderão utilizar do concreto armado:



    Fundações

    O concreto armado é muito utilizado em quase todos os tipos de fundações, como por exemplo, as fundações feitas de estacas. Estacas feitas de concreto armado são pré-moldadas e fundidas no local da obra, e são muito utilizadas em diversos tipos de fundações, como pontes e edifícios.


    Pontes

    O concreto armado é muito utilizado nas fundações de pontes que apresentam pequenos vãos, médios ou grandes. O resultado desta utilização são pontes estética e economicamente superiores às pontes construídas somente com estruturas de aço.


    Edifícios

    Os edifícios são compostos por colunas, vigas, paredes, pisos e telhados. E, o concreto armado é ideal na construção de cada uma dessas estruturas. Sendo assim, muitos construtores civis acabam optando pela utilização do concreto armado nessas construções que contêm diversos andares.


    Rodovias

    As pistas construídas para tráfegos pesados, como decolagem de avião também utilizam concreto armado em sua estrutura para que assim seja mais fácil para aguentar todo o peso.



    Alvenaria de Vedação e Concreto Armado

    A combinação entre a estrutura de concreto armado e a alvenaria de vedação feita com tijolos de cerâmica é muito utilizada nas construções brasileiras.

    A resistência e durabilidade destes materiais (tijolos de cerâmica e concreto) garantem um excelente trabalho final para uma casa, ou qualquer outro tipo de construção civil.

    As construções que são realizadas com este tipo de alvenaria também apresentam alguns outros benefícios. São eles:


  • Utilizando esta combinação, você terá uma maior facilidade em reformas futuras;
  • Poderá colocar portas e janelas fora do padrão em sua construção;
  • Você poderá utilizar esta combinação em projetos que apresentam grandes vãos;
  • Como não há nenhuma restrição quanto ao tamanho da construção, você poderá ter uma maior liberdade criativa durante o seu projeto.
  • Como podemos aprender com este artigo, o concreto armado trata-se de uma estrutura que contém armações de barra de ferro que são colocadas em conjunto com o concreto.

    Essas ferragens são utilizadas com o objetivo de resistir aos esforços causados pela tração, tornando assim a construção mais resistente.

    Agora que você já sabe os benefícios na utilização do concreto armado na sua obra, acompanhe nosso site e nossas redes sociais para ficar ainda mais por dentro e acompanhar nossas dicas.

    O que Falam da GTL Concreto

    Acompanhe o que nossos clientes dizem sobre nossa prestação de serviços de concretagem e faça igual eles compre seu concreto com quem cumpre o tratado, evite dor de cabeça.

    ACOMPANHE MAIS DEPOIMENTOS, CLIQUE AQUI!


    Depoimento da Deia Farias

    Bianca a moça que me deu um suporte nota dez , eu indico e procurem por ela .

    Deia Farias
    Link para o Depoimento
    Depoimento do Lucas e Mayara Fiorini

    Melhor empresa de concreto, funcionários mega educados e muita qualidade , preço baixo e profissionalismo!

    Lucas e Mayara Fiorini
    Link para o Depoimento

      A GTL Concreto atua no setor de prestação de serviços de concretagem e locação de bomba, seu corpo técnico tem mais de 30 anos de experiência no setor, contamos com profissionais capacitados e preparados para atender todo tipo de cliente e obra.

    CLIQUE E FALE COM ESPECIALISTA
    Clique e Ligue Direto