Saiba os Motivos para Escolher o Concreto Usinado na Hora de Fazer Sua Fundação

Tudo Sobre Concreto!

SE PREFERIR ESCUTE NOSSO ARTIGO



A fundação e o alicerce de uma obra são as prioridades na hora da construção. Para isso, devem-se levar em consideração as boas práticas de construção e todas as normas estabelecidas pelos engenheiros responsáveis.

Geralmente, quem está construindo busca sempre as opções que não lhe façam gastar muito dinheiro, mas esta é uma etapa da obra onde não se deve pensar apenas em poupar.

Aqui, você deve levar em conta além do custo, a qualidade e segurança do serviço para que não ocorram incidentes futuros. Por isso, trouxemos para você neste artigo uma breve explicação a respeito dos motivos que lhe farão escolher o concreto usinado na hora de erguer a fundação da sua obra.


Saiba os Motivos para Escolher o Concreto Usinado na Hora de Fazer Sua Fundação

Concreto Usinado para Fazer a Fundação

Antes de começar o processo para fazer a fundação, é necessário fazer alguns buracos de grande profundidade com a ajuda de uma broca.

Não é cabível que se imagine uma profundidade e siga o que sua cabeça mandar, tudo isso deverá ser coordenado e calculado pelo engenheiro responsável pela obra, levando sempre o tipo de solo do terreno em consideração.

Uma vez que estes buracos forem feitos, deverão ser preenchidos com o concreto usinado para fundação formarem as colunas da construção, que ficarão no chão e servirão como apoio ou base para o alicerce que está por vir.



Conheça os Tipos de Fundação de uma Construção

A fundaçãoé a estrutura responsável por absorver as cargas lançadas pela construção e distribuí-las ao solo. Abaixo traremos para você os diferentes tipos de fundação para que você fique sempre por dentro do assunto.



Fundação Superficial

Elemento presente na fundaçãocapaz de transmitir a carga ao terreno, causado pela pressão de distribuição sob a base da fundação.

Sua profundidade de escavação não é superior a 3 metros e são utilizadas em casos de solos mais firmes. Neste tipo de fundação incluem-se: as sapatas, radier, blocos e vigas.



Sapatas

Bases feitas com a utilização do concreto armado, e suas formas geralmente são quadradas, retangulares ou trapezoidais.

São dimensionadas de forma que as tensões produzidas sobre elas sejam resistidas por toda a armadura e não só pelo concreto.

As sapatas podem ser corridas, que recebem as cargas distribuídas de forma linear. Ou, podem ser associadas, que recebem diversos pilares, onde não se fazem centros no mesmo alinhamento.



Radier

Estrutura que se assemelha a uma placa, que contorna toda a área de construção, recebendo todas as cargas e distribuindo-as pelo terreno.



Blocos de Fundação

Elementos que apresentam suas bases quadradas ou retangulares, com elevações que os deixam parecidos com pedestais e absorvem cargas, distribuindo as sem que sejam necessárias armaduras.



Vigas de Fundação

Elementos que contêm vários pilares, mas os centros encontram-se no mesmo alinhamento.



Fundação Profunda

Este elemento é capaz de distribuir as cargas ao terreno por meio das bases, pelas superfícies laterais, ou ainda por meio de uma combinação destes dois métodos.

Uma fundação profunda é utilizada em casos de projetos com maior magnitude, como é o caso dos grandes edifícios. Em casos assim, os esforços causados pelo vento tornam-se consideráveis.

Outro caso que se utiliza este tipo de fundação, são em obras cujo o solo só atinge a resistência suficiente em profundidades superiores a 3 metros.

Os tipos mais comuns de fundações profundas são: caixões, estacas e tubulões.



Caixões

Estruturas de forma prismática, que são concretados na superfície da obra e instalados por meio de escavação interna, sendo possível utilizar ar comprimido.

Sua base pode ser construída de forma alargada ou não.



Estacas

Elementos preparados por meio de ferramentas e equipamentos, sem que, haja descida de algum pedreiro durante a execução.

As estacas apresentam grandes comprimentos e pequenas seções transversais, podendo ser feitas de aço, madeira, concreto moldado no local da obra, concreto pré-moldado, ou mistos.



Tubulões

Elemento cilíndrico, de fundação profunda, em que há descida de algum pedreiro em sua etapa final.

Este elemento pode ser feito a céu aberto, ou sob ar pneumático (comprimido) e também tem a opção de ter ou não uma base mais alargada.

Pode ser feito de concreto ou de aço, e ser ou não revestido.



E Qual a Quantidade de Concreto Devo Utilizar?

Para fazer o cálculo exato da quantidade de concreto que você irá precisar o engenheiro, tendo em mão todas as medidas necessárias, irá realizar o seguinte cálculo:

  • Profundidade x quantidade x diâmetro x diâmetro.
  • Para que você possa visualizar melhor o cálculo, acompanhe o nosso exemplo:
  • 5 x 44 x 0,25 x 0,25 = 13,75kg de concreto usinado para erguer a fundação.


  • E Para os Alicerces?

    Bom, para calcular a quantidade de concreto usinado que será necessário para erguer os alicerces basta seguir a mesma lógica anterior.

    A fórmula utilizada neste cálculo é:

  • Comprimento x altura x largura.
  • Para ficar mais fácil o entendimento, siga o exemplo abaixo:
  • 160 x 0,25 x 0,25 = 10kg de concreto usinado para erguer cada um dos alicerces.


  • Concreto Usinado x Concreto Convencional na Fundação

    Se comparado ao concreto tradicional, o concreto usinado se sai melhor na sua escolha devido às inúmeras vantagens.

    São elas:

  • O concreto usinado é bem melhor que o concreto preparado diretamente na obra com a ajuda de betoneiras. Isso porque este é muito mais uniforme, sua secagem é bem mais rápida e porque ele apresenta uma maior resistência;
  • Como dito acima, o tempo de secagem é bem rápido e isso chega a ser até assustador. Em poucas horas após a aplicação do concreto usinado, já é permitido que você ande por cima do local ou, que dê continuidade às outras etapas da obra;
  • O tempo de aplicação do concreto usinado também é bem mais rápido se comparado ao concreto tradicional, isso porque ele já vem da fábrica pronto e, dependendo das condições que sua obra apresenta, a empresa responsável faz o transporte do material por conta própria e eles mesmos são quem distribuem o concreto no local desejado. Esta é mais uma grande vantagem, reduzindo o tempo que pode ser aproveitado na execução de outras etapas.


  • Acredito que se você chegou até aqui, já sabe as características que o concreto impermeável usinado apresenta para que você o escolha na hora de fazer a fundação da sua obra.

    Escolha sempre o que melhor irá atender suas necessidades, com muita qualidade e segurança.

    Agora que você já sabe os benefícios na utilização do concreto usinado na fundação da sua obra, acompanhe nosso site e nossas redes sociais para ficar ainda mais por dentro e acompanhar nossas dicas.

    O que Falam da GTL Concreto

    Acompanhe o que nossos clientes dizem sobre nossa prestação de serviços de concretagem e faça igual eles compre seu concreto com quem cumpre o tratado, evite dor de cabeça.

    ACOMPANHE MAIS DEPOIMENTOS, CLIQUE AQUI!


    Depoimento da Deia Farias

    Bianca a moça que me deu um suporte nota dez , eu indico e procurem por ela .

    Deia Farias
    Link para o Depoimento
    Depoimento do Lucas e Mayara Fiorini

    Melhor empresa de concreto, funcionários mega educados e muita qualidade , preço baixo e profissionalismo!

    Lucas e Mayara Fiorini
    Link para o Depoimento

      A GTL Concreto atua no setor de prestação de serviços de concretagem e locação de bomba, seu corpo técnico tem mais de 30 anos de experiência no setor, contamos com profissionais capacitados e preparados para atender todo tipo de cliente e obra.

    CLIQUE E FALE COM ESPECIALISTA
    Clique e Ligue Direto