O que é concreto?

Tipos mais utilizados na construção...

O concreto é um dos insumos mais utilizados na construção civil, e trata-se de uma mistura feita a partir de cimento, brita, água, areia, alguns aditivos e outras adições, como a sílica ativa. Esses aditivos e adições servem para tornar o concreto um produto de melhor utilização. E, à medida que vem aumentando a demanda de concretos que tenham características diferenciadas, aumentou-se a utilização desses materiais.


Concreto

Podemos classificar o concreto como não estrutural e estrutural. Como não estrutural, trazemos coo exemplo, o concreto magro, que possui uma resistência menor e é utilizado em áreas não estruturais da construção. Já a outra classificação, damos ao concreto que é utilizado na estrutura da obra, que precisa ser bem resistente e capaz de manter a obra de pé. Quer saber mais sobre os cuidados na hora de escolher um bom concreto para a sua obra? E saber as diferenças entre cada um dos tipos para ajudar na sua escolha?



Cuidados que devemos ter na preparação do concreto

Quando buscamos bons resultados, precisamos ficar atentos quanto ao padrão que devemos seguir na escolha de nossos produtos, e quanto à produção do concreto.

Vejamos a seguir alguns itens que merecem nossa atenção redobrada:


• Devemos escolher um cimento de boa qualidade para preparar o concreto;

• Utilizar sempre areia e pedras que estejam limpas, sem barro, argila, grãos que esfarelem e materiais orgânicos;

• Quando as pedras estiverem expostas à insolação, elas deverão ser umedecidas;

• Utilizar sempre água limpa e em quantidade exata: se for utilizada em excesso, poderá reduzir a resistência do concreto. Já quando utilizada em pouca quantidade, poderá criar buracos na mistura;

• Estar sempre atento desde a mistura, até o transporte, lançamento e cura do concreto: a consistência deverá ser sempre impecável, pois influencia diretamente na qualidade final do trabalho.


A resistência do concreto é adquirida conforme a massa vai endurecendo, com o passar do tempo.

Toda a mistura devera ter uma boa aplicabilidade e distribuição, capaz de preencher todos os espaços vazios. E não deve conter muitos grânulos, pois isso influencia na resistência e permeabilidade das estruturas.

Em consequência do aumento da multiplicidade das estruturas atuais, aumentaram-se as exigências quanto os resultados finais do concreto.

O concreto comum evoluiu para diversos outros tipos de misturas e cada uma delas possui características únicas.



Diferentes tipos de concretos utilizados na construção civil

Com base na variação de materiais e nas quantidades utilizadas, podemos obter diversos tipos de concretopara a utilização na construção civil. Cada um deles possui uma aplicabilidade, custo, resistência e outras características capazes de tornar mais fácil a diferenciação. Abaixo você encontra algumas caraterísticas dos principais e mais utilizados tipos de concretos do mercado.



Concreto convencional

Como você já pode ter deduzido pelo nome, este é o concreto mais utilizado nas obras. Seu preparo e distribuição é aquele que todo mundo já conhece, e a colocação nas fôrmas é feita por meio de carrinho de mão, balde, grua, caçamba, etc. Este tipo de concreto pode ser usinado ou preparado na própria construção, na mão ou com o auxílio de betoneiras. Este concreto é utilizado em peças pré-moldadas, obras industriais ou nas civis.



Concreto bombeável

Da mesma maneira que o concreto convencional, este concreto também é utilizado em obras civis e possui as mesmas qualidades e caraterísticas do anterior. O que os diferencia, é que o concreto bombeável é mais fluido, justamente para que possa ser bombeado. E, além disso, sua aplicação alcança maiores distâncias. Para que se torne mais fluido, adiciona-se mais água na preparação ou, em alguns casos, adicionam-se aditivos que o tornam bombeável, diminuindo assim os grânulos causados por conta dos pedregulhos.



Concreto leve

Como o próprio nome diz, o concreto leve apresenta menos densidade que os outros. Tudo isso, porque a mistura não é realizada com materiais pesados, e sim com coisas mais leves, como: vermiculita, isopor, EVA ou argila expandida. Ou ainda, podem ser adicionadas bolhas de ar ao concreto para torná-lo leve. Podemos encontrar dois tipos de concreto leve: o estrutural, onde a brita é substituída por argila expandia e, o concreto leve com ar incorporado. Este último é muito utilizado para fazer preenchimentos e em vedações de paredes, divisórias e painéis. Como vantagem, podemos dizer que o concreto leve é um excelente isolante termo acústico e muito mais leve.



Concreto pesado

A maior característica deste tipo de concreto é sua alta densidade. Tudo isso, por conta dos agregados especiais que são utilizados. Dentre eles, podemos citar a magnetita, barita e hematita. Tudo isso, faz com que a mistura torne-se mais resistente, com maior durabilidade e que tenha uma proteção contra radiações. São aplicados, geralmente, em estruturas mais pesadas e em contrapesos, como os gasodutos, por exemplo. Além disso, são utilizados na construção de salas de raio-X, usinas que trabalham com algum tipo de radiação e hospitais.



Concreto projetado

O relevo brasileiro exige que sejam feitas muitas obras de contenção, sendo assim, o concreto projetado é um dos mais utilizados em nosso país. Sua fluidez é ainda maior que a fluidez que o concreto bombeável apresenta, e os aditivos adicionados a ele fazem sua aderência ser ainda maior. Ao aplicá-lo, são utilizadas máquinas de pressão. Estas máquinas lançam jatos de concreto por sobre a superfície. Este tipo de concreto é utilizado em obras realizadas em encostas, para evitar certos deslizamentos e, também utiliza-se muito na construção de túneis.



Concreto pré-moldado

Este tipo de concreto, nada mais é que, estruturas (como vigas, pilares, lajes e etc.) tornam-se resistentes antes mesmo de serem posicionados à estrutura da obra. Você pode adquirir certas estruturas em empresas especializadas ou até mesmo, montá-las nos canteiros de sua obra, separadamente.



É muito importante lembrar que com a pré-produção de concreto, reduz-se o desperdício de insumos. Isso não ocorre quando o concreto é preparado no local da obra. O mercado das construções civis está cada vez mais exigente no que se diz respeito à qualidade e segurança na utilização de concreto. Agora que você já sabe diferenciar os tipos de concreto e aprendeu sobre os cuidados necessários na hora de prepará-lo para sua obra, acompanhe nosso site e nossas redes sociais para ficar ainda mais por dentro e acompanhar nossas dicas.

O que Falam da GTL Concreto

Acompanhe o que nossos clientes dizem sobre nossa prestação de serviços de concretagem e faça igual eles compre seu concreto com quem cumpre o tratado, evite dor de cabeça.

ACOMPANHE MAIS DEPOIMENTOS, CLIQUE AQUI!


Depoimento da Deia Farias

Bianca a moça que me deu um suporte nota dez , eu indico e procurem por ela .

Deia Farias
Link para o Depoimento
Depoimento do Lucas e Mayara Fiorini

Melhor empresa de concreto, funcionários mega educados e muita qualidade , preço baixo e profissionalismo!

Lucas e Mayara Fiorini
Link para o Depoimento

    A GTL Concreto atua no setor de prestação de serviços de concretagem e locação de bomba, seu corpo técnico tem mais de 30 anos de experiência no setor, contamos com profissionais capacitados e preparados para atender todo tipo de cliente e obra.

CLIQUE E FALE COM ESPECIALISTA
Clique e Ligue Direto