Descubra O Que É O Concreto Leve?

Tudo Sobre Concreto!

SE PREFERIR ESCUTE NOSSO ARTIGO



Saiba Quais Os Tipos Existentes No Mercado! E Quais As Vantagens Da Sua Utilização!

Para quem procura reduzir a carga na estrutura de uma obra ou preencher espaços em divisórias, painéis ou fazer algum preenchimento e vedações de parede, o concreto leve é uma excelente opção.

Você já deve ter lido em nossos artigos anteriores, onde citamos diversos tipos de concreto, mas neste aqui especificamente, falaremos sobre o concreto leve e todas as suas especificidades.


Descubra O Que É O Concreto Leve? Saiba Quais Os Tipos Existentes No Mercado! E Quais As Vantagens Da Sua Utilização!

Tipos de Concreto Leve

Antes de começar aqui, devemos explicar a você que o peso do concreto tradicional pode variar entre 2.300 a 2.500 kg/m3, enquanto o concreto leve pode pesar até menos que 2.000 kg/m3.

Tudo isso, porque os materiais tradicionalmente utilizados são substituídos por outros mais leves, além da alteração das medidas de composição do concreto.

Mas, o foco nesse tópico é outro. E, como dito anteriormente, o concreto leve pode ser utilizados em aplicações distintas e isso, nos possibilita classifica-lo.

Acompanhe a seguir as diferentes classificações do concreto leve:



Concreto Aerado

Este tipo de concreto leve é comumente utilizado em vedações de parede, painéis e divisórias.

Ao criar este tipo de concreto, são adicionadas bolhas de ar, por meio de processos químicos garantindo assim uma baixa densidade.

O concreto aerado não é recomendado em hipótese alguma para ser utilizado em estruturas, porque não apresenta nenhum tipo de proteção às armações de aço e não apresentam nenhuma resistência à compressão.



Concreto Celular

Algumas pessoas acreditam que o concreto celular ainda pode ser considerado um concreto aerado.

A massa deste tipo de concreto é feita com a adição de um tipo de espuma, o que faz com que a densidade deste concreto também seja muito baixa em relação aos demais.

Este tipo de concreto é recomendado para uso em nivelamentos de lajes e pisos e também, em rebocos.



Concreto Leve Estrutural

Este tipo de concreto apresenta como principal função, a redução do peso da obra. Isso faz com que se possam criar projetos flutuantes e outros com grandes vãos.

Para que isso seja possível, ocorre uma substituição dos elementos utilizados tradicionalmente na fabricação do concreto por materiais mais leves, como vermiculita, argila expandida e poliestireno expansível.



Quando Utilizamos o Poliestireno Expansível:

Este material, conhecido aqui no Brasil como Isopor, nada mais é que uma resina termoplástica que possui alta moldabilidade e alta flexibilidade.

Utiliza-se muito este tipo de material para construir objetos descartáveis, e atualmente, tem sido muito explorado no ramo da construção civil.

Para a criação do concreto, utiliza-se o isopor granulado que torna ainda mais fácil a fabricação do concreto.

Porém, este tipo de concreto não é indicado para ser utilizado em estruturas que demandam muito esforço.

Seu uso é muito comum em locais como: pisos, quadras, calçadas, painéis, mobílias, regularização de lajes, fachadas e etc.

Utilizando concreto feito a partir deste material, você consegue locais com um maior isolamento acústico e térmico, além também da vantagem da não retenção de água.



Quando Utilizamos Argila Expandida:

O concreto com argila expandida apresenta uma baixa densidade, e pode ser um excelente aliado na produção de lajes e outras peças pré-moldadas, como também pode ser utilizado para preencher lajes já batidas.

Quando misturada ao concreto, a argila expandida aumenta a resistência à compressão da massa.

E, dependendo para quê será utilizada, a quantidade de cada um dos componentes poderá variar.



Quando Utilizamos a Vermiculita:

Este componente é composto por silicatos hidratados de alumínio e magnésio e também se trata de uma solução expansiva com uma densidade inferior.

Assim sendo, ao misturá-la à massa do concreto, poderemos reduzir o peso final da massa.

Em contrapartida, este tipo de material não apresenta a mesma resistência dos que já foram citados anteriormente e menos também que o concreto convencional.

Apesar disso, também apresenta um excelente resultado para quem busca o isolamento acústico e térmico.



E os Benefícios do Concreto Leve?

Bom Desempenho Acústico

O concreto leve permite a ampliação do isolamento acústico dos ambientes. Sendo assim, o número de ruídos transmitidos em locais com estruturas feitas a partir deste material é menor.



Bom Desempenho Térmico

Além de ser o melhor material quando se menciona o quesito acústico, o concreto leve também garante um excelente isolamento térmico.

Isso se dá por que a mistura dos elementos citados anteriormente apresentam uma condutividade de calor reduzida. Esta característica é excelente para a utilização em locais onde ocorrem muitas variações de temperatura, como as regiões Sul e Norte do país.

Portanto, a sensação térmica do ambiente será sempre preservada nos dias quentes ou frios.



Diminuição do Peso Estrutural da Obra

Quando você reduz o peso estrutural de uma obra, você também irá reduzir os gastos feitos com a fundação.

Além do mais, utilizando este tipo de estrutura você conseguirá vencer os grandes vãos, produzindo obras de maior extensão como as lajes, coberturas, obras flutuantes e pontes, por exemplo.



Maior Durabilidade

O concreto leve também é considerado mais vantajoso quanto a sua vida útil, assim como o concreto convencional também é.

Porém, o concreto leve apresenta um melhor processo de cura interna, porque em sua composição os materiais utilizados são capazes de absorver a água durante a mistura e, durante o processo de endurecimento da massa, esta água é liberada.



Em comparação ao concreto convencional, o concreto leve não é resistente à compressão.

Essa resistência poderá ser modificada de acordo com a redosagem da mistura, com mais um acréscimo de cimento.

E também vimos aqui, que o concreto leve não é recomendado para obras com grandes estruturas. Não se esqueça disso!

Se você tem como objetivo reduzir a carga estrutural de sua construção, creio que lendo o nosso artigo você conseguiu esclarecer melhor as ideias e passou a conhecer as opções de concreto grout entre outros no ramo da construção civil dá a você.

Agora que você já sabe os benefícios na utilização do concreto leve na sua obra, acompanhe nosso site e nossas redes sociais para ficar ainda mais por dentro e acompanhar nossas dicas.



O que Falam da GTL Concreto

Acompanhe o que nossos clientes dizem sobre nossa prestação de serviços de concretagem e faça igual eles compre seu concreto com quem cumpre o tratado, evite dor de cabeça.

ACOMPANHE MAIS DEPOIMENTOS, CLIQUE AQUI!


Depoimento da Deia Farias

Bianca a moça que me deu um suporte nota dez , eu indico e procurem por ela .

Deia Farias
Link para o Depoimento
Depoimento do Lucas e Mayara Fiorini

Melhor empresa de concreto, funcionários mega educados e muita qualidade , preço baixo e profissionalismo!

Lucas e Mayara Fiorini
Link para o Depoimento

    A GTL Concreto atua no setor de prestação de serviços de concretagem e locação de bomba, seu corpo técnico tem mais de 30 anos de experiência no setor, contamos com profissionais capacitados e preparados para atender todo tipo de cliente e obra.

CLIQUE E FALE COM ESPECIALISTA
Clique e Ligue Direto