Concreto Grout o Que é ?

Tudo Sobre Concreto!

SE PREFERIR ESCUTE NOSSO ARTIGO



Saiba Suas Vantagens, Tipos e Aplicações.

O concreto grout é um tipo de concreto, mas também pode ser considerada argamassa, que possui uma alta resistência e sua aplicação se dá em locais que necessitam que se preencham os vazios de concretagem, também conhecidos como “bicheiras”.

Como diferencial, o concreto grout apresenta uma consistência mais fluida que os demais e dispensa o adensamento feito por meio do vibrador.

Essa característica quase única se dá por conta da composição deste concreto – britas de tamanhos menores e a mistura de cimento podem ser até cinco vezes maiores que a mistura utilizada no concreto convencional.

O grout recebe ainda alguns aditivos superplastificantes, que auxiliam no equilíbrio da quantidade de água durante o traço, sem que o desenvolvimento do concreto seja comprometido.

Bom, agora que fizemos este breve resumo sobre o concreto do tipo grout, convidamos a você que continue conosco neste artigo para entender melhor tudo sobre este tipo de concreto e mais algumas especificidades.


Concreto Grout o Que é ? – Saiba Suas Vantagens, Tipos e Aplicações.

Concreto Grout

Este produto recebe certo destaque por conta do alcance à resistência inicial final do projeto em um curto período de tempo, liberando assim mais rapidamente as fôrmas e estruturas.

Outra vantagem do concreto grout é que ele garante uma maior proteção contra todos os efeitos causados pelas corrosões, por conta de sua baixa permeabilidade.

Além disso, com o uso deste tipo de concreto você garante uma performance mais elevada, melhores condições de acabamento e proporciona uma melhor trabalhabilidade, mesmo que isso ocorra diante das condições mais severas de aplicação.

Por conter todas estas condições, o concreto grout pode ser utilizado em outras condições, como em preenchimentos de colunas feitas de alvenaria estrutural, em reforços e recuperações de estruturas, fixação de máquinas e equipamentos a uma base, etc.

As características apresentadas por este tipo de concreto são capazes de nos “presentear” com algumas vantagens no que se comparam os demais tipos de concretos.



Estas Vantagens São ( Neste Caso do Concreto do Tipo Grout ):

  • Facilidade no preenchimento de espaços vazios ou pequenas cavidades;
  • Maior agilidade para a sua execução;
  • Maior proteção contra corrosões presentes nas armaduras;
  • Um maior desempenho das peças que sofrem algumas condições severas de uso.


  • Principais Componentes do Concreto Grout

    O concreto grout é composto através dos seguintes materiais:

  • Cimento do tipo Portland;
  • Aditivos em pó: expansores retentores de água, superplastificantes e aditivos antilavagem dos finos;
  • Aditivos minerais: sílica ativa, filler calcário, cargas minerais ou pozolanas;
  • Agregados (areia e pedregulhos) de origem quartzosa, granitos ou areiaproveniente de sílica;
  • Polímeros: SBR ou acrilatos.


  • Tipos de Concreto Grout

    O mercado voltado para a construção civil consegue classificar o concreto grout em duas categorias distintas.

    A primeira classificação é feita para os concretos do tipo grout fabricados à base de minerais ou por meio cimentício, que são destinados para o uso geral nas indústrias e/ou construções, obras para o reparo, injeções e aplicações feitas em locais com altas temperaturas.

    Já a segunda classificação é utilizada para os concretos do tipo frout fabricados por meio de bases orgânicas ou resinas, que pode ser aplicados em situações onde se exige uma aderência maior e uma boa resistência mecânica a ataques químicos e óleos.

    Além disso, os concretos do tipo grout classificados dentro desta segunda categoria apresentam uma excelente capacidade de absorver vibrações.

    A utilização desta segunda categoria é geralmente em grauteamento de túneis e cabos de protensão, e também em grauteamentos geotécnicos.



    O industrializado tornou-se o mais seguro...

    Se você busca bons resultados durante a aplicação, principalmente quando utilizado em reparos estruturais que demandam uma maior resistência, é mais recomendado que você utilize o concreto grout industrializado.

    Você adquire o concreto já com uma mistura prévia, e será necessário que faça apenas a adição da água.

    Esta é também uma solução muito mais homogênea, que tem um controle na fabricação feito de maneira bastante rigorosa. Garantindo desta forma, um controle de qualidade mais avançado.

    De qualquer maneira, é muito importante que você faça uma boa pesquisa de mercado para adquirir sempre produtos feitos pelos melhores fabricantes do mercado, o que evitará problemas e dores de cabeça futuras.



    Vantagens na Utilização do Concreto Grout

    Agora que você está mais por dentro sobre o que se trata o concreto grout, é importante conhecer algumas vantagens da utilização deste tipo de concreto na sua construção.

    Abaixo pincelaremos para você as principais vantagens que acompanham o concreto grout. Segue o fio:



  • Como dito no início de nosso artigo, o concreto grout apresenta uma consistência mais fluida, por isso é muito recomendável que sua utilização seja no preenchimento de pequenos vãos vazios, entre as armaduras de aço e o concreto, para que não apareçam as famosas e temidas “bicheiras”;
  • Com o concreto grout você conseguirá uma maior agilidade durante a execução de todo o processo da construção civil;
  • O concreto grout serve para proteger as estruturas feitas de metal e as armaduras contra as possíveis corrosões;
  • Também pode ser utilizado no processo de encamisamento de elementos metálicos ou até mesmo dos pilares;
  • O concreto do tipo grout também poderá ser utilizado durante o tratamento das trincas e fissuras criadas nas estruturas de concretoarmado.


  • É muito importante reforçar ao fim deste artigo, que quaisquer que seja a classificação do concreto grout, ambos deverão apresentar uma boa fluidez, boa aderência e boa adesão. Também deverão conter uma resistência à compressão bem maior que os blocos que são utilizados para construir as paredes, além de uma baixa contração. Para não causar problemas de retração e resistência da mistura do concreto grout, nunca adicione cal na mistura. As características presentes em qualquer um dos tipos do concreto grout deverão ser definidas durante a etapa inicial do projeto e somente deverá ser feita pelo engenheiro civil responsável pela construção. Uma última observação a ser feita, porém, com grande validade é limpar bem os locais que serão grauteados. Agora que você já sabe os benefícios na utilização do concreto leve na sua obra, acompanhe nosso site e nossas redes sociais para ficar ainda mais por dentro e acompanhar nossas dicas.



    O que Falam da GTL Concreto

    Acompanhe o que nossos clientes dizem sobre nossa prestação de serviços de concretagem e faça igual eles compre seu concreto com quem cumpre o tratado, evite dor de cabeça.

    ACOMPANHE MAIS DEPOIMENTOS, CLIQUE AQUI!


    Depoimento da Deia Farias

    Bianca a moça que me deu um suporte nota dez , eu indico e procurem por ela .

    Deia Farias
    Link para o Depoimento
    Depoimento do Lucas e Mayara Fiorini

    Melhor empresa de concreto, funcionários mega educados e muita qualidade , preço baixo e profissionalismo!

    Lucas e Mayara Fiorini
    Link para o Depoimento

      A GTL Concreto atua no setor de prestação de serviços de concretagem e locação de bomba, seu corpo técnico tem mais de 30 anos de experiência no setor, contamos com profissionais capacitados e preparados para atender todo tipo de cliente e obra.

    CLIQUE E FALE COM ESPECIALISTA
    Clique e Ligue Direto