Concreto Colorido Saiba Tudo Sobre Suas Aplicacoes e Suas Vantagens

Tudo Sobre Concreto!

SE PREFERIR ESCUTE NOSSO ARTIGO



O concreto é o material mais útil e versátil utilizado durante todo o processo da obra. Sua aparência que naturalmente é da cor cinza, poderá ter outros tons de cores graças à pigmentação. O concreto colorido vem ganhando espaço nas construções do brasileiro e garante espaços incríveis e mais modernos para diversos projetos da construção civil. Durante os processos de reurbanização, encontramos muito o concreto colorido nas seguintes cores: ocre, marrom, verde, vermelho ou azul. Ficou curiosa (a) para entender melhor como é preparado este material, onde pode encontrar e suas vantagens e desvantagens?


Concreto Colorido Saiba Tudo Sobre Suas Aplicacoes e Suas Vantagens

Pigmentação do Concreto Colorido

O concreto colorido pode ser preparado tanto na indústria que o comercializa, como também pode ser preparado diretamente no local da obra, desde que sigam as recomendações adequadas.

Para misturar as cores, utiliza-se o processo de agitação da betoneira. Basta seguir a proporção correta entre o concreto e a pigmentação.

Para que tudo não desande e provoque erros que influirão diretamente na sua obra, é importante dizer que os tipos de cimento mais recomendados para realizar este processo são: ARI e Pozolânico.

O indivíduo responsável para pigmentação do concreto deverá possuir um controle técnico.

Deve-se ficar atento (a) aos pontos de resistência do concreto, para que a aplicação da coloração não a comprometa. Outro ponto importante que merece total atenção é a homogeneidade da massa de concreto.

A coloração deverá ser aplicada junto à massa de forma integral, para que só depois disso inicie-se o processo de vibração.

O processo vibratório, nada mais é que um método utilizado para o adensamento da massa de concreto para garantir que a mesma permaneça mais compacta e assim não ocorra falhas e o acabamento saia como o esperado.

O período de cura do concreto colorido poderá levar até sete dias. Para isso, é importante que o umedeça em pelo menos dois desses dias, em quantidades suficientes de água, para que assim o cimento cristalize.

Ao fim deste processo, com o concreto colorido já curado e se você preferir poderá aplicar junto a ele um verniz ou algum tipo de acrílico, garantindo assim uma proteção mecânica.



Aplicações do Concreto Colorido

Atualmente, o concreto colorido está cada vez mais sendo utilizado por profissionais do ramo da construção civil.

O concreto colorido tem o requinte suficiente para ser aplicado em quaisquer que seja o tipo de obra, desde pisos pré-moldados até grandes estruturas nas paredes de concreto, de maneira personalizada ou industrializada.

Você pode encontrar o concreto colorido presente nas fachadas de hotéis, em pontes, ciclovias e pisos, demarcações de áreas específicas e em calçadas.



Vantagens na Utilização do Concreto Colorido

O concreto colorido, como dito anteriormente, possui aplicação em diversos locais e por isso, apresenta muitas vantagens.

Acompanhe algumas delas conosco:

  • Seus pigmentos são à base de óxido, por isso apresentam uma maior durabilidade de cor;
  • Pode substituir as pinturas;
  • Apresenta uma beleza estética bem maior;
  • Otimiza o tempo da obra;
  • Dispensa manutenção, pois não é necessário o revestimento;
  • Mais resistente contra diversos fatores, como: poluição, ação solar, entre outros que dependem do clima;
  • Em casos de utilização nas pistas, facilita a visualização;
  • O concreto armado ganha cor e não perde nenhuma de suas propriedades essenciais;
  • Apresenta uma gama de opções de cores para deixar tudo do seu gosto.


  • Desvantagens da Utilização do Concreto Colorido

    Como nem tudo são flores, a utilização do concreto colorido também apresenta algumas desvantagens na hora da utilização. Essas desvantagens são:

  • O concreto colorido apresenta um alto custo, que poderá ser até três vezes maior que o custo do concreto adicional;
  • Elaborar o concreto colorido pode ser um processo mais complicado, por exigir que as dosagens sejam realizadas de maneira mais precisa;
  • Falando em dosagens, a dosagem de cimento e água, feita de forma incorreta, poderão alterar as propriedades do concreto.


  • Manutenção do Concreto Colorido

    Como citado anteriormente como uma vantagem na utilização do concreto colorido, vimos que esta poderá ser realizada em pouca ou nenhuma escala.

    Recomenda-se que durante a manutenção, aplique-se apenas uma proteção mecânica, como verniz e acrílico, como já citado aqui também, que não apresente nenhuma interação com o cimento e nem com a pigmentação para que possa danificá-lo e sim, somente para evitar problemas causados futuramente.



    Preparação do Concreto Colorido

    Grande parte das empresas que trabalham com o concreto colorido realiza todo o processo em duas etapas. Na primeira, a atenção está voltada ao desenvolvimento do concreto, dosando e controlando as quantidades de água e cimento para que a reprodução da cor seja feita da maneira correta.

    A segunda etapa envolve a adição do pigmento, que por sua vez, deverá ser inerte, ter alto poder de tingimento e ser insolúvel.

    Lembra que lá em cima nós dissemos que esta mistura deverá ocorrer em betoneiras? Não se esqueça disso ao realizar esta etapa do processo por conta própria.



    Cores do Concreto

    A variação de tons do concreto colorido é bem grande. E é muito importante conhecer a origem do pigmento utilizado, se ele é inorgânico ou orgânico.

    Na grande maioria das vezes, o pigmento utilizado é o inorgânico, feito à base de cromo e óxido de ferro. Este tipo de pigmento configura ao concreto colorido maior durabilidade da cor e maior variação nas tonalidades.

    Os pigmentos orgânicos não apresentam essas propriedades, consomem mais material e têm um desenvolvimento inferior.

    As empresas que desenvolvem esse tipo de concreto formulam as cores em laboratório, para que assim possam testar a verdadeira tonalidade do concreto colorido depois que endurece e para observar as reações do cimento.



    É importante que o cliente tenha acesso a cor, para que não hajam divergências entre a cor pedida no instante da contratação dos serviços e a cor entregue.

    Antes de optar pela utilização do concreto colorido, é importante conhecer todas as suas vantagens e desvantagens.

    A maior atenção deverá estar voltada para o custo do concreto colorido, que por ser personalizado de acordo com o gosto do cliente, acaba sendo mais caro que o concreto convencional.

    O uso do concreto colorido poderá facilitar em algumas etapas da obra, uma delas é o revestimento. Uma vez que você economiza na compra de matérias, influi diretamente no custo final da obra.

    Agora que você já sabe os benefícios na utilização do concreto colorido na sua obra, acompanhe nosso site e nossas redes sociais para ficar ainda mais por dentro e acompanhar nossas dicas.



    O que Falam da GTL Concreto

    Acompanhe o que nossos clientes dizem sobre nossa prestação de serviços de concretagem e faça igual eles compre seu concreto com quem cumpre o tratado, evite dor de cabeça.

    ACOMPANHE MAIS DEPOIMENTOS, CLIQUE AQUI!


    Depoimento da Deia Farias

    Bianca a moça que me deu um suporte nota dez , eu indico e procurem por ela .

    Deia Farias
    Link para o Depoimento
    Depoimento do Lucas e Mayara Fiorini

    Melhor empresa de concreto, funcionários mega educados e muita qualidade , preço baixo e profissionalismo!

    Lucas e Mayara Fiorini
    Link para o Depoimento

      A GTL Concreto atua no setor de prestação de serviços de concretagem e locação de bomba, seu corpo técnico tem mais de 30 anos de experiência no setor, contamos com profissionais capacitados e preparados para atender todo tipo de cliente e obra.

    CLIQUE E FALE COM ESPECIALISTA
    Clique e Ligue Direto