Concreto Armado Saiba o Que é? E Como Utiliza-lo em Sua Obra.

Tudo Sobre Concreto!

O Que é o Concreto Armado?

SE PREFERIR ESCUTE NOSSO ARTIGO



O concreto armado é um material compósito que convencionalmente resulta da incorporação de barras ou malhas de aço na massa de concreto. Ou seja, é um concreto que possui uma armadura metálica interna .



Concreto Armado Saiba o Que é? E Como Utiliza-lo em Sua Obra

No entanto, deve-se notar que o concreto também é armado ou reforçado com o uso de fibras de diferentes tipos . As fibras possuem um papel mais semelhante ao de um agregado do que ao da própria armadura, mas desempenham a mesma função principal, embora com certas peculiaridades.

Por ser o concreto um material de construção frágil, cujo principal defeito é sua baixa resistência à tração (em comparação com sua alta resistência à compressão), ele precisa ser reforçado com materiais de grande resistência à tração, como é aço.



Graças ao fato de que o concreto armado tem uma resistência à tração significativamente maior do que o concreto simples, é capaz de reduzir a formação de fissuras e fissuras durante a pega e ao longo da vida útil da estrutura. Além disso, as deformações abruptas por cargas consideráveis são minimizadas, uma vez que o aço de reforço também proporciona ductilidade .



Características do Concreto Armado

Além do aumento da resistência à tração e da ductilidade, o concreto armado é um material que apresenta um amplo conjunto de características, cujo estudo é de grande importância na engenharia e na construção civil.



Portanto, a seguir iremos citar as principais características do concreto armado e que constituem a natureza deste material:

  • É um material que desenvolve complementaridade mecânica devido à compatibilidade existente entre o concreto e o aço . Desta forma, quando o concreto deforma, o aço também, e as tensões são distribuídas entre esses dois materiais.

  • Existe uma equivalência entre os coeficientes de dilatação do concreto e do aço, o que permite a construção de elementos de grande volume sem fissuras excessivas devido à baixa magnitude das tensões térmicas internas.

  • É um material de construção que preserva a simplicidade do concreto, pelo que acaba por ser capaz de adquirir um conjunto variado de geometrias (dentro das suas limitações) e não requer manutenção complexa. O concreto e o aço desenvolvem grande aderência físico-química, graças ao fato de que durante a pega o concreto se contrai, reduzindo seu volume e exercendo pressão sobre a armadura metálica, que geralmente possui sulcos em sua superfície para otimizar a aderência.

  • O pH alcalino do cimento protege, a princípio, a armadura de aço por meio de um processo denominado passivação , que reduz sua tendência natural à oxidação. Porém, a carbonatação do concreto pode reverter a passivação e aumentar o risco de oxidação.

  • Durante a elaboração do concreto armado ocorre um confinamento mútuo entre o concreto e a armadura. Portanto, o concreto evita que a armadura de flambagem e a armadura evita que o concreto resista às tensões de tração.

  • Existe um revestimento entre o concreto e a armadura, ou seja, uma separação mínima entre a superfície de concreto e a armadura de aço. Essa separação é responsável por proteger o aço dos agentes corrosivos e promover a aderência com o concreto.

  • As peças de concreto armado apresentam uma alta relação peso-volume, causada principalmente pelo peso específico do concreto comum. Por este motivo, as peças de concreto armado são geometricamente restritas.

  • O concreto armado é um dos materiais de construção mais econômicos principalmente devido à acessibilidade dos componentes de concreto comuns (cascalho, areia, água e cimento) e ao uso mínimo relativo de reforço.

  • É um material de construção que preserva a simplicidade do concreto, pelo que acaba por ser capaz de adquirir um conjunto variado de geometrias (dentro das suas limitações) e não requer manutenção complexa.


  • Tipos de Concreto Armado

    Existe apenas uma classificação do concreto armado que é dada de acordo com o tipo de armadura que está incorporada na massa da matriz. Portanto, existem atualmente três tipos de concretos armados , que são:



    Concreto Armado com Barras de Aço

    O concreto armado com barra de aço é um concreto cuja armadura interna é constituída por barras de aço corrugadas dispostas em fileiras e colunas , sendo unidas nos pontos de intersecção por meio de arames de tirante e estribo.

    Especificamente, a armadura desse tipo de concreto é um conjunto de grades de aço que se desenvolvem longitudinal e transversalmente, para resistir às forças de tração (tração) e de flexão, por um lado, e ao cisalhamento, por outro.



    Concreto Armado com Malha Electrosoldada

    Semelhante ao tipo anterior, o concreto armado com tela eletro-soldada possui uma armadura interna de treliça de aço, mas é formado por finas barras de aço que são unidas nos pontos de intersecção por meio de soldas.

    Embora a malha de reforço eletrossoldada possa ser confeccionada in loco , geralmente é pré-fabricada em instalações industriais, onde a configuração das hastes e a soldagem das juntas são realizadas com grande precisão, obedecendo a elevados padrões de qualidade.



    Concreto Reforçado com Fibra

    Ao contrário de outros tipos, o concreto reforçado com fibras é um material que não possui armadura interna no sentido tratado. Em vez disso, é um material que se origina da mistura de agregados graúdos (cascalho), agregados finos (areia), cimento, água e fibras (aditivos também podem ser adicionados à mistura).



    Concreto Reforçado com Fibra de Aço

    As fibras de reforço são filamentos descontínuos de determinada espessura que se distribuem aleatoriamente na massa do concreto. Essas fibras são responsáveis por aumentar a resistência à tração do concreto, reduzir a fissuração por retração, fissuras em condições de serviço e aumentar a dureza.



    As fibras que têm sido utilizadas para reforçar o concreto são de naturezas diferentes, entre as utilizadas são as seguintes:

  • Fibras de Vidro
  • Fibras de Aço
  • Fibras de Polipropileno
  • Fibras de Carbono
  • Fibras de Aramida


  • Usos do Concreto Armado

    O concreto armado é um material muito utilizado na construção civil em todos os ramos da engenharia civil , principalmente pela sua acessibilidade e simplicidade. No entanto, cada tipo de concreto armado tem uma faixa específica de aplicação:

  • O concreto armado com barras de aço é usado principalmente na área estrutural para construir colunas, vigas e fundações .

  • Por sua vez, o concreto armado com tela eletro-soldada é utilizado principalmente na construção de pavimentos e lajes , embora também seja de vital importância na construção projetiva de túneis, barragens, etc.

  • O concreto reforçado com fibras é o principal rival do concreto armado com malha eletrossoldada na pavimentação de instalações industriais , pistas de aeroportos e túneis . E pode até ser usado para construir elementos estruturais finos.

  • Embora o concreto reforçado com fibras concorra com o concreto reforçado internamente, este tipo de concreto armado pode ser combinado com o último para formar um sistema estrutural com maior resistência à tração.


    Além disso, no caso de pavimentação industrial , tanto o concreto eletrosoldado com malha quanto o concreto reforçado com fibras podem ser beneficiados por meio de tratamentos químicos , responsáveis por elevar determinadas propriedades físico-químicas do concreto.


    Existem tratamentos de grande qualidade e confiabilidade no mercado que faz com que o concreto do pavimento industrial aumente sua durabilidade e, portanto, sua resistência, o que contribui para sua vida útil e sua manutenção.



    Precisando de Concreto Usinado?

    Clique aqui e orce agora mesmo

    O que Falam da GTL Concreto

    Acompanhe o que nossos clientes dizem sobre nossa prestação de serviços de concretagem e faça igual eles compre seu concreto com quem cumpre o tratado, evite dor de cabeça.

    ACOMPANHE MAIS DEPOIMENTOS, CLIQUE AQUI!


    Depoimento da Deia Farias

    Bianca a moça que me deu um suporte nota dez , eu indico e procurem por ela .

    Deia Farias
    Link para o Depoimento
    Depoimento do Lucas e Mayara Fiorini

    Melhor empresa de concreto, funcionários mega educados e muita qualidade , preço baixo e profissionalismo!

    Lucas e Mayara Fiorini
    Link para o Depoimento

      A GTL Concreto atua no setor de prestação de serviços de concretagem e locação de bomba, seu corpo técnico tem mais de 30 anos de experiência no setor, contamos com profissionais capacitados e preparados para atender todo tipo de cliente e obra.

    CLIQUE E FALE COM ESPECIALISTA
    Clique e Ligue Direto